sábado, 24 de janeiro de 2009

LINHARES FUTEBOL CLUBE


Nome: Linhares Futebol Clube.
Fundação: 16 de agosto de 2001.
Mascote: Coruja.
Estádio: Joaquim Calmon.
Capacidade: 2000 pessoas.
Uniforme: Camisa, calção e meias azuis.
Endereço :: Rua Estrada Velha, s/nº, Três Barras – Linhares/ES – CEP 29900-000



HISTÓRIA:
Em sua história, o Linhares Futebol Clube, fundado no dia 16 de agosto de 2001, esteve muito ligado às categorias de base, com jogadores jovens sendo revelados e posteriormente encaminhados para grandes clubes do Brasil e agremiações do exterior. Essa importância dada aos talentos mirins deve-se ao fato de que o time nasceu de uma escolinha de futebol, a Escolinha de Futebol Companhia de Craques, fundada por Adauto Menegussi.
O ex-jogador, empresário e atual presidente do Linhares, Adauto Menegussi, sempre esteve ligado ao futebol. Campeão capixaba como atleta (Guarapari F.C.), técnico (Linhares E.C.) e presidente (Linhares F.C.), conseguiu por meio de seus contatos (por ter feito mestrado na Europa conheceu diversas pessoas influentes no futebol), de seu espírito empreendedor e da ajuda de patrocinadores, transformar em 2001 a pequena escolinha em um clube registrado na Federação Capixaba de Futebol, na CBF e na Fifa.
Em 2004, a história profissional da equipe do interior do Espírito Santo ganhou um capítulo importante, já que nesse ano o time disputou pela primeira vez a segunda divisão do Campeonato Capixaba, vestindo um uniforme verde claro com faixas negras na lateral, homenageando as cores da escolinha que o originou.
Em 2005, o presidente mudou as cores para azul e branco, simbolizando a bandeira da cidade. Com o novo uniforme, o Linhares conquistou a vaga para a elite do futebol capixaba, batendo o Rio Branco na final.
Durante sua primeira temporada entre os grandes do estado, a agremiação participou da final do primeiro turno, porém foi derrotada pelo Estrela do Norte por 2 a 1 nas duas partidas decisivas. Já no segundo turno ficou atrás do Jaguaré na fase de grupos e não conseguiu classificar-se para a disputa do título. Contudo, o ano seguinte trouxe a glória para a cidade de Linhares.
Com uma fraca campanha no primeiro turno, terminando em último no Grupo A, vencido pelo Jaguaré, o ano parecia perdido e o rebaixamento iminente. Entretanto, com uma grande reviravolta, o clube faturou returno, batendo a Colatinense.
Na grande final, decidida em duas partidas, ganhou do Jaguaré em casa por 1 a 0 com um gol de Diego e empatou por 0 a 0 na partida de volta, conquistando o primeiro título de expressão.
Na Serie C de 2007, disputou a 2° fase, clubes como o Tradicional Bahia estava entre os confrontos e na Copa do Brasil de 2008 disputou com o Juventude R/S.
Com uma curta, porém vitoriosa história de vida, o Linhares Futebol Clube vem conquistando novos fãs e ocupando com honra o lugar nos corações dos habitantes da cidade, antes ocupado pelo Linhares Esporte Clube, extinto clube vitorioso na década de 90, , apesar da semelhança nos nomes, o nascimento de uma agremiação nada tem a ver com a falência da outra.


Mascote:

A mascote do Linhares Futebol Clube é a coruja, pois o animal é bastante comum na cidade de Linhares. Além disso, durante a construção do Centro de Treinamento, esta ave costumava visitar as obras e até hoje é constantemente vista nos muros e até no gramado do CT.

Observação:
O atual Linhares não tem nenhuma relação com o Linhares Esporte Clube que foi campeão estadual em 1993, 1995, 1997 e 1998.


TÍTULOS:
Campeonato Capixaba: 2007.


Site:
http://www.linharesfc.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário